70% das escolas estaduais em tempo integral até 2026: Ceará avança na área da educação e infraestrutura

No último dia 24 de janeiro, o estado do Ceará divulgou a notícia de que atingiu a marca de 75% das escolas estaduais em tempo integral. O governador Elmano de Freitas anunciou a informação durante uma live nas redes sociais, afirmando que a meta é universalizar esse modelo de ensino na rede estadual até 2026.

Ao assumir o governo, Elmano já encontrava o estado com 60% das escolas em tempo integral. Em 2023, elevou esse número para 71%, e agora, em 2024, está chegando a 75%. O governador afirmou que a meta é chegar a 100% das escolas em tempo integral.

Para atingir esse objetivo, o Estado está construindo 22 novas escolas de Ensino Médio, e mais 40 unidades terão ordens de serviço assinadas em breve. A proposta é terrenos bem localizados, próximos aos locais onde os estudantes moram.

Cada escola em tempo integral oferece uma jornada diária de nove horas-aulas diárias, com três refeições diárias, totalizando 45 horas semanais de currículo. Essa jornada escolar ampliada busca gerar mais oportunidades de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, além do protagonismo estudantil.

Na sequência, o governador também destacou os resultados dos estudantes cearenses no Enem 2023 e reforçou o fortalecimento da rede pública de ensino como um compromisso. Neste sentido, ele deu posse a 635 professores do cadastro de reserva da Secretaria da Educação, completando a convocação de todos os 3.793 aprovados em um concurso público.

Além disso, Elmano pontuou a importância histórica da implantação do campus avançado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza, destacando a relação do curso com a ideia de desenvolvimento econômico para o estado.

Outro ponto abordado na live foi o avanço das obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, no Ceará, como a assinatura da ordem de serviço para a duplicação da BR-116 e o início das obras nos lotes 4 e 5 da ferrovia Transnordestina.

O governador também anunciou a construção do segundo data center de grande porte da empresa Angola Cables, em Fortaleza, e reforçou as ações de conscientização ambiental, após o combate ao incêndio no Parque do Cocó.

A live ainda contou com um momento de interação com a população, respondendo perguntas sobre turismo, investimentos em estradas e programas sociais. O governador compartilhou a intenção de ampliar os programas de juventude e incentivar o turismo em diversas regiões do estado, ressaltando o potencial turístico de locais como a Serra de Ubajara, Baturité e o Cariri, além do turismo religioso.

Dessa forma, Elmano de Freitas fez questão de apresentar durante a live diversas ações e projetos em andamento no estado, buscando promover o desenvolvimento social, educacional, econômico e ambiental do Ceará.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo