Ministério da Educação ajusta Sistema de Seleção Unificada após relatos de erros na classificação parcial para o Sisu.

Após alguns candidatos relatarem pelas redes sociais erros com a classificação parcial para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Ministério da Educação (MEC) informou, por meio de nota, nesta quarta-feira (24), em Brasília, que foram realizados ajustes e que a ferramenta opera normalmente.

De acordo com a nota emitida pelo MEC, a equipe responsável pelo Sisu está trabalhando em regime de plantão para garantir a transparência e normalidade do processo seletivo. A nota também assegura que nenhum candidato inscrito será prejudicado.

A classificação parcial, disponível para consulta desde terça-feira (23), deve ser acompanhada pelos candidatos no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até o fim da etapa de inscrição, que acontece nesta quinta-feira (25), às 23h59. Durante esse período, a nota de corte, que é a pontuação do último candidato inscrito dentro das vagas para cada curso, varia conforme novas inscrições surgem ou há mudança nas opções dos estudantes.

O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior em todo o país e possibilita o ingresso no ensino superior por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Durante a inscrição, cada candidato pode escolher duas opções de curso em que queira concorrer às vagas.

A edição de 2024 do Sisu ofertou 264 mil vagas em 6.827 cursos de graduação de 127 instituições públicas de educação superior. O resultado final será divulgado no dia 30 de janeiro e servirá para vagas com início das aulas tanto no primeiro quanto no segundo semestre de 2024.

Após a divulgação do resultado, os candidatos não classificados terão a oportunidade de manifestar interesse pela lista de espera até o dia 7 de fevereiro, e as vagas remanescentes poderão ser preenchidas ao longo de todo o ano.

O Sisu é um processo seletivo importante para milhares de estudantes que almejam uma vaga nas universidades públicas brasileiras e a correção rápida dos erros na classificação parcial traz alívio aos candidatos que participam do processo. A expectativa é que o restante do processo seletivo transcorra sem maiores problemas e que todos os candidatos tenham a oportunidade justa de concorrer às vagas disponíveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo