Corpo de Bombeiros do Ceará monitora Parque do Cocó para prevenir incêndios e proteger a biodiversidade

No dia 25 de janeiro de 2024, às 14:32, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) divulgou que segue realizando continuamente o monitoramento no Parque Estadual do Cocó – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza. A ação tem como objetivo realizar um acompanhamento preventivo para evitar que eventuais focos de incêndio se proliferem e causem mais prejuízo à biodiversidade do local.

De acordo com o coronel comandante-geral do CBMCE, Cláudio Barreto, as equipes permanecerão por todo o tempo necessário no local. Atualmente, duas viaturas estão dando apoio, além de mais duas equipes dentro do Parque do Cocó. O comandante ressaltou a importância do trabalho preventivo de monitoramento e fiscalização, enfatizando que, caso surja algum tipo de foco de calor, os bombeiros já estão preparados para atuar no local. A alta temperatura constante na região torna o monitoramento das ações essencial.

Para auxiliar no monitoramento e combate a possíveis focos de incêndio, os bombeiros militares contam com o apoio de equipes de bombeiros da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil no Ceará (Cedec) do CBMCE, do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), de brigadistas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e de agentes da Secretaria de Proteção Animal (SPA).

O monitoramento do Parque Estadual do Cocó tem como principal objetivo preservar a rica biodiversidade do local e evitar possíveis danos ao ecossistema. A atuação conjunta de diferentes órgãos e equipes especializadas reforça o compromisso com a proteção ambiental e a prevenção de desastres naturais. A população se mantém informada e atenta às ações realizadas pelas autoridades competentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo