Cogerh e Banco Mundial promovem 3ª Oficina de Análise de Risco em Barragem Jaburu I, em Ubajara, Ceará.

Em parceria com o Banco Mundial, a Cogerh (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos) promoveu, na última semana, a terceira edição da oficina “Análise de Risco e de Modo de Falha Potencial em Barragens”. O evento teve como foco a barragem Jaburu I, localizada em Ubajara, na região da Serra da Ibiapaba, no Ceará.

Figuras importantes ligadas à segurança de barragens estiveram presentes no evento, que contou com a participação de representantes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e de diversos órgãos e entidades ligadas ao setor. A gerente de segurança e infraestrutura da Cogerh, Itamara Taveira, destacou a importância da análise de riscos para garantir a segurança das estruturas hidráulicas e reforçar o compromisso da Companhia com a segurança das barragens no Ceará.

Durante os cinco dias da oficina, os participantes foram capacitados em estudos hidrológicos, hidráulicos, geológicos e geotécnicos da barragem Jaburu I, analisando a sua instrumentação e as intervenções realizadas na estrutura. Além disso, uma parte prática da programação incluiu a inspeção de taludes, coroamento, vertedouro, medidores de vazão e outros pontos fundamentais para a operação plena da barragem.

Ao final do evento, os participantes desenvolveram um relatório em que foram levantados todos os possíveis modos de falha e suas classificações, indicando recomendações para assegurar a segurança do manancial e das comunidades vizinhas. A presença de equipes de dois estados – Ceará e Piauí – foi destacada pela coordenadora da Célula de Segurança de Barragens da SRH, Lucrécia Nogueira, como um diferencial da oficina.

Essa não foi a primeira vez que a Cogerh aplicou a metodologia de Análise de Modo de Falha Potencial (PFMA). Anteriormente, a Companhia já havia realizado duas aplicações nas barragens Sítios Novos, em Caucaia, e Germinal, em Palmácia. Para Daniel Nunes, coordenador do núcleo de operação da regional da Companhia na Serra da Ibiapaba, a oficina fortaleceu a gestão estadual, garantindo uma troca de experiências entre os profissionais e consultores de áreas distintas.

O evento promovido pela Cogerh, em parceria com o Banco Mundial, reforça o compromisso com a segurança das barragens e a busca por práticas preventivas para garantir a segurança das estruturas e da sociedade. O encontro também ressaltou a importância da colaboração entre diferentes entidades e órgãos ligados à gestão de recursos hídricos e segurança de barragens.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo