Mortes suspeitas no Hospital Santa Mônica, em Petrópolis, estão sendo investigadas pelo Ministério Público do Rio de Janeiro

A suspeita de morte de pelo menos 15 pacientes do Hospital Santa Mônica, em Petrópolis, está sendo investigada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. O caso, que aconteceu no primeiro semestre de 2023, está sendo tratado como um procedimento investigatório criminal, de acordo com informações do MP. No entanto, a instituição apontou ausência de dados em uma das comunicações de óbito e verificou que há registro de situações em que os pacientes foram transferidos para o hospital psiquiátrico e morreram na sequência.

Além disso, o MP também vai apurar outras mortes que ocorreram imediatamente após transferências de pacientes do hospital psiquiátrico para unidades de saúde. O promotor de Justiça Bruno Rinaldi comentou a investigação, ressaltando a importância de identificar se os óbitos aconteceram por conta de um quadro de desassistência no hospital.

O Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRJ, oficiou o Hospital Santa Mônica e a coordenação de Saúde Mental do Município de Petrópolis para prestar esclarecimentos sobre o caso. A Prefeitura de Petrópolis informou em nota que o processo de fechamento gradual do hospital psiquiátrico está em andamento desde que a atual gestão assumiu o governo, em 2022, e que até o próximo mês todos os pacientes psiquiátricos serão transferidos.

Em relação à investigação do MP, a prefeitura esclareceu que se trata de 14 casos, já que um estava em duplicidade em relatório, e que a Secretaria Municipal de Saúde montou um grupo multidisciplinar para avaliar cada óbito. Os relatórios serão encaminhados em breve ao Ministério Público federal e estadual.

A reportagem tentou entrar em contato com o Hospital Santa Mônica, mas não obteve sucesso. A situação continua sendo investigada pelo Ministério Público e novas informações devem surgir nos próximos dias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo