Tribunal de Falências autoriza Gol a acessar US$950 milhões para reestruturação financeira nos EUA

A Gol, uma das principais empresas aéreas do Brasil, obteve nesta segunda-feira (29) a aprovação do Tribunal de Falências do Distrito Sul de Nova York, nos Estados Unidos, para sua reestruturação financeira. A companhia foi autorizada a acessar um financiamento no valor de US$ 950 milhões, na modalidade “devedor em posse” (DIP), e agora buscará a aprovação final para receber integralmente esse montante em uma audiência que ocorrerá nas próximas semanas.

Essa aprovação vem após a Gol ter anunciado, na última quinta-feira (25), o pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos. A medida foi tomada com o objetivo de levantar capital e reestruturar suas finanças, em meio aos impactos causados pela pandemia de Covid-19 no setor de aviação.

De acordo com a empresa, as aprovações obtidas na audiência “First Day hearing” asseguram que a Gol continuará operando normalmente durante o processo de reestruturação. Além disso, a companhia se comprometeu a honrar todos os compromissos com parceiros de negócios e fornecedores de bens e serviços, além do pagamento de salários aos colaboradores, a partir da data de início do processo.

A Gol também enfatizou que, com o acesso aos recursos, a empresa continuará oferecendo voos seguros e serviços confiáveis a baixo custo, garantindo a melhor experiência de viagem aos clientes. Além disso, a companhia afirmou que os clientes podem continuar a organizar viagens e a voar como sempre fizeram, incluindo a utilização de passagens e vouchers, além da compra e utilização de milhas acumuladas por meio do Programa de Fidelidade Smiles. Os acordos de codeshare e interline da Gol também permanecem disponíveis aos clientes.

A situação financeira da Gol será acompanhada de perto, especialmente em meio ao esforço contínuo da empresa para se manter ativa e competitiva no mercado de aviação. Espera-se que a companhia aproveite os recursos obtidos através do financiamento para fortalecer sua posição e superar os desafios financeiros decorrentes da crise global. O impacto dessa reestruturação também será observado no contexto da aviação comercial no Brasil e na América Latina, considerando a posição de destaque da Gol nesse cenário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo