Ceará realiza conferência temática sobre cultura e povos do campo, águas e florestas de 30 de janeiro a 1º de fevereiro

No período de 30 de janeiro a 1º de fevereiro de 2024, Fortaleza será a sede da Conferência Temática Cultura e os Povos do Campo, Águas e Florestas. Promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) e com o apoio das Secretarias da Cultura e do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará, o evento tem como objetivo promover o debate sobre políticas públicas culturais direcionadas aos povos e comunidades tradicionais, camponesas e originárias.

O evento terá início no Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto, e continua até o dia 1º de fevereiro. A culminância da conferência será marcada por uma celebração noturna na Estação das Artes, que contará com a apresentação do Côco da Mestra Maria de Tiê e do cantador e violeiro Pereira da Viola. Além disso, haverá uma exposição de agri-Culturas e artesanato, com uma feira de produtos de povos do campo, de comunidades tradicionais e indígenas, e uma arrecadação de alimentos para a campanha Ceará Sem Fome.

Luisa Cela, secretária da Cultura do Estado do Ceará, destaca a importância da realização da conferência, ressaltando que é uma honra para o estado receber um evento de tamanha relevância. Ela afirma que as Conferências têm um papel fundamental para os processos de participação social, sendo uma oportunidade de formulação e discussão de políticas públicas em diálogo com a sociedade civil.

Júnior Afro, diretor da Secretaria dos Comitês da Cultura (SCC) do MinC, ressalta que a programação da Conferência Temática está focada nas experiências vivenciadas pelos povos do campo, das águas e das florestas. Segundo ele, o resultado da Conferência temática será um subsídio para o novo Plano Nacional de Cultura, que precisa considerar a força dos povos que estão nesses territórios.

A realização desta Conferência Temática surge a partir de uma série de escutas realizadas em 2023, no que se refere às pautas advindas dos movimentos sociais do campo. Evelaine Martinez, assessora Técnica da SCC, destaca que o evento conta com o esforço de várias entidades que compreendem a importância do debate sobre a Cultura do Campo, Águas e Florestas, incluindo o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o governo do Estado do Ceará.

A 4ª edição da Conferência Nacional de Cultura ocorrerá de 4 a 8 de março, em Brasília, com o tema Democracia e Direito à Cultura. A atividade é promovida pelo MinC e o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), com o apoio da Flacso Brasil e da OEI.

A programação completa da Conferência Temática Cultura e os Povos do Campo, Águas e Florestas está disponível no site da Secretaria da Cultura do Ceará. O evento promete ser uma importante oportunidade para promover o diálogo e a discussão sobre políticas culturais voltadas para povos e comunidades tradicionais, camponesas e originárias.

Assessoria de imprensa – Agência de Notícias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo