Consolidando a Cultura de Paz: SSPDS destaca o papel dos Conselhos Comunitários de Defesa Social na promoção do bem-estar nas comunidades

Na celebração do Dia Mundial da Não-Violência e Cultura de Paz, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) destaca o papel fundamental dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) no fomento à cultura de paz e na promoção de projetos que transformam a realidade de comunidades desassistidas.

Segundo o tenente-coronel Bernardo Aguiar, coordenador da Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da SSPDS, os projetos dos CCDS proporcionam saúde e alegria, fortalecendo os laços entre a comunidade e os agentes de segurança pública. Eles também oferecem oportunidades para transformar a realidade de crianças, adolescentes e idosos.

Um exemplo é o projeto “Melhor Idade” no Conselho Comunitário de Defesa Social na comunidade do Dendê, que oferece encontros especiais dedicados às idosas da região, incluindo rodas de conversa, terapia e oficinas de artesanato. Além disso, o conselho também oferece cursos profissionalizantes para jovens que se preparam para o mercado de trabalho.

Em Camocim, o “Forró dos Idosos” se tornou uma fonte de alegria para os idosos da região, transformando os finais de semana em momentos de diversão e socialização. Já em Maracanaú, o projeto de futebol destinado a crianças e idosos se destaca pela formação de atletas e profissionais no esporte.

No Conselho Comunitário de Defesa Social de Quixeramobim, a divulgação de direitos e deveres, especialmente para as mulheres, é fundamental. Os programas de capacitação focam na prevenção da violência e na divulgação do conhecimento sobre os direitos individuais.

A presidente do CCDS de Quixeramobim, dona Masé Damasceno, destaca a relevância dos projetos em andamento, como a capacitação dos direitos das mulheres e o “Combatendo a Violência nas Escolas”, que realiza palestras e rodas de conversa para conscientizar os jovens.

A SSPDS expressa profundo agradecimento a cada Conselho Comunitário de Defesa Social do estado do Ceará pela dedicação. Esses comitês desempenham um papel vital na melhoria da qualidade de vida de milhares de cearenses, promovendo uma cultura de paz e transformando vidas por meio da informação e da inclusão.

Em um comprometimento extraordinário, os CCDS trazem esperança, contribuem para a transformação de comunidades carentes e levam sorrisos a crianças, adolescentes, mulheres e idosos de todo o Ceará. A dedicação incansável desses comitês comunitários de proteção social continua iluminando o caminho, inspirando esperança e construindo um Ceará onde a cultura da paz floresça em cada sorriso e em cada coração.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo