Metade das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental na rede pública brasileira não aprendeu a ler e escrever, segundo o Unicef

A alfabetização de crianças no Brasil é uma preocupação contínua. Segundo o Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mais da metade das crianças do segundo ano do Ensino Fundamental na rede pública não aprenderam a ler e escrever. Os dados são baseados no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021.

De acordo com o Unicef, 56% dessas crianças não foram alfabetizadas na faixa etária esperada, o que representa um número significativo de estudantes que estão na escola sem o domínio básico da leitura e escrita. A situação já era preocupante antes da pandemia da covid-19, com quase 40% das crianças não alfabetizadas no segundo ano do ensino fundamental, mas se agravou ao longo da emergência mundial.

A oficial de Educação do Unicef, Júlia Ribeiro, destaca que a pandemia teve um grande impacto nos resultados, com a redução dos dias letivos, dificuldades de acesso aos materiais educacionais e a falta de um profissional orientando os alunos de forma próxima. Ela ressalta que a alfabetização é essencial para a trajetória escolar de crianças e adolescentes, e a perda desse momento pode repercutir não só no desempenho acadêmico, mas em toda a vida do aluno.

Diante desse cenário, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi lançado em 2023 pelo Ministério da Educação, visando assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do segundo ano do Ensino Fundamental. O programa prevê a recomposição das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano que foram afetadas pela pandemia, em parceria com estados e municípios.

No entanto, Júlia Ribeiro ressalta a importância do acompanhamento e monitoramento constante da iniciativa para que ela seja implementada corretamente e alcance os resultados esperados. O Ministério da Educação informou que 100% dos estados aderiram ao Compromisso e quase a totalidade dos municípios do país, com mais de R$ 620 milhões de investimentos do programa executados no ano passado.

Entre os projetos do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada estão a designação de mais de seis mil articuladores, com potencial de beneficiar mais de 15 milhões de crianças desde a educação infantil, e a instalação de Cantinho de Leitura nas escolas com turma de educação infantil. Além disso, o programa formalizou parcerias com cinco universidades para oferecer formação continuada do Programa de Formação Leitura e Escrita na Educação Infantil para a etapa da pré-escola.

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