Projeto de lei propõe utilização de jogos eletrônicos educativos na prática pedagógica, visando maior engajamento dos estudantes.







Projeto de lei propõe uso de jogos eletrônicos na educação

Em uma proposta inovadora, o senador Carlos Viana (Podemos-MG) apresentou um projeto de lei que visa alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei 9.394, de 1996) para incentivar a adoção de jogos eletrônicos educativos na prática pedagógica. O PL 5.106/2023 encontra-se em tramitação na Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCD), aguardando a designação de um relator.

De acordo com Viana, a utilização de jogos na educação proporciona maior engajamento dos estudantes, adaptação aos diferentes níveis de aprendizagem, ambiente seguro de aprendizado, desenvolvimento de habilidades cognitivas e feedback imediato. Ele argumenta que essa abordagem se mostra como uma ferramenta valiosa para enriquecer a experiência educativa.

O senador ressalta que os jogos eletrônicos podem ser adaptados para diferentes faixas etárias e níveis de aprendizagem, proporcionando um ambiente de aprendizado livre de julgamentos. Esse ambiente, segundo Viana, encoraja a tentativa e o erro, fundamentais para o processo de aprendizagem.

Viana destaca ainda o caráter envolvente e motivador dos jogos eletrônicos, auxiliando os estudantes a se sentirem mais engajados e entusiasmados em aprender, o que pode aumentar a dedicação e o interesse pela educação.

Além disso, o senador salienta que os jogos eletrônicos podem ser uma ótima maneira de desenvolver habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, tomada de decisão e resolução de problemas, uma vez que muitos exigem que os jogadores pensem de forma estratégica e tomem decisões rápidas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


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