MEC divulga resultado definitivo da primeira chamada do Sisu 2024 com recorde de inscrições

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na tarde desta quarta-feira (31) o resultado definitivo dos selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A divulgação estava prevista para terça-feira (30), mas foi adiada devido a problemas técnicos.

De acordo com o MEC, o processo seletivo de 2024 do Sisu recebeu um total de 1.271.301 de inscrições, correspondendo a 57,6% do número de candidatos elegíveis para essa edição do programa, que totalizaram 2.209.175. Isso representa a maior taxa de participação dos últimos sete anos.

Nesta edição, o processo seletivo disponibilizou 264.181 vagas para o primeiro e o segundo semestres de 2024, abrangendo 6.827 cursos de graduação de 127 instituições de educação superior que aderiram ao programa. Mais da metade dessas vagas, 53,6%, são destinadas a ações afirmativas, previstas na Lei de Cotas.

O período para matrícula ou registro acadêmico na instituição para os selecionados na primeira chamada do Sisu vai de 1º a 7 de fevereiro, pelo Portal Único de acesso ao sistema. Aqueles que não forem selecionados nesta etapa podem manifestar interesse pela lista de espera por vagas, validando essa intenção entre 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Desde que foi implantado em 2010, o Sisu tem sido gerenciado pelo MEC e reúne as vagas de graduação oferecidas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais, como universidades e institutos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo