Parque Nacional de Ubajara bate recorde de visitantes em 2023, impulsionado pelo bondinho e atrações naturais.

O Parque Nacional de Ubajara, localizado no estado do Ceará, apresentou um crescimento significativo no número de visitações em 2023. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o parque recebeu um total de 204.620 visitantes ao longo do ano, um aumento de 10,08% em relação a 2022, quando registrou 185.888 visitantes. Esse número representa um novo recorde histórico para o parque, que é gerenciado pelo ICMBio, órgão subordinado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

O analista ambiental e chefe do Parque, Gilson Mota, destacou que o bondinho é a principal atração do parque e que a reativação do equipamento foi fundamental para o aumento significativo na visitação. Ele ressaltou que o bondinho não só promove Ubajara, mas toda a região da Ibiapaba, se tornando um ícone do turismo local.

Os meses de janeiro e dezembro, período de férias escolares, registraram os maiores fluxos de visitantes, com a movimentação sendo 25% maior do que nos demais meses do ano. Desde sua reinauguração em fevereiro de 2022, o bondinho já transportou mais de 150 mil usuários em mais de 30 mil viagens ao longo de 100 semanas de operação.

A maioria dos visitantes do Parna de Ubajara é composta por cearenses, seguidos por pessoas dos estados do Piauí e Maranhão, além de turistas de outras regiões do Brasil. Além disso, o parque também recebeu visitantes internacionais, incluindo turistas da França, Alemanha, Estados Unidos, Portugal, Holanda, Argentina, Filipinas, Itália, Noruega e Colômbia.

Com esses dados, o parque se solidifica como um importante destino turístico não só para o público brasileiro, mas também para visitantes estrangeiros. O bondinho e as belezas naturais do Parna de Ubajara tornam a região da Ibiapaba um polo turístico crescente, contribuindo para o desenvolvimento da atividade turística local e para a economia da região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo