Nordeste cria Comitê Científico de Mudanças Climáticas para enfrentar impactos da estiagem na região

Ontem, dia 1 de fevereiro de 2024, em Natal, os governadores e governadoras do Nordeste se reuniram em Assembleia Geral para discutir importantes pautas relacionadas à região. O encontro aconteceu após a cerimônia de posse da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e teve como destaque a proposta de instalação do Comitê Científico de Mudanças Climáticas, que foi aprovada.

O objetivo principal do comitê, que será composto por especialistas e pesquisadores, é traçar estratégias e ações para mitigar os impactos da estiagem na região. Com a presença de vice-governadores, representantes e autoridades de diversos estados, a reunião foi marcada por discursos enfáticos sobre a importância de se tomar medidas urgentes diante do atual estado climático, que tem afetado diretamente a população nordestina.

“É um assunto de extrema importância para o Ceará e toda a região. E, como em outros temas, o Nordeste está pensando à frente e montando um comitê que vai estudar a questão climática, mas também vai apontar soluções para enfrentar a situação”, destacou Jade Romero, vice-governadora do Ceará.

Diante da tendência de redução dos recursos hídricos nas áreas semiáridas e áridas devido às mudanças climáticas, o comitê será composto por especialistas de cada estado e da secretaria-executiva do Consórcio Nordeste. Ao todo, serão 20 representantes que estudarão e proporão ações de combate à seca na região, abordando áreas como gestão do meio ambiente, planejamento urbano, agricultura, transição econômica e energética.

Os governadores e governadoras também discutiram o monitoramento das obras apresentadas no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê R$ 700 bilhões em investimentos para o Nordeste. Além disso, desdobramentos para a região e a preservação da biodiversidade foram pautas fundamentais.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, propôs a união de forças entre Consórcio e ministérios para que as ações no Nordeste sejam efetivas.

O encontro também foi marcado pela instalação de duas novas Câmaras Temáticas, de Educação e de Segurança Pública, para discutir estratégias de enfrentamento aos problemas existentes nessas áreas. A presidente do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra, destacou a importância do envolvimento dos gestores estaduais nas discussões sobre o Plano Nacional de Educação, que será encaminhado para votação no Congresso Nacional, e também a troca de experiências de planos eficazes para a Segurança Pública entre os estados.

O encontro contou com a participação de governadores e governadoras da Bahia, Piauí, Maranhão, Alagoas, Sergipe e Pernambuco, além do presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Paulo Câmara.

A instalação do Comitê Científico de Mudanças Climáticas e as discussões sobre medidas para o desenvolvimento e preservação da região Nordeste demonstram a preocupação dos líderes locais com questões fundamentais para a população local, mostrando um compromisso em buscar soluções efetivas para enfrentar os desafios atuais e futuros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo