Tendas da Secretaria de Direitos Humanos estarão disponíveis no carnaval para vítimas de assédio, racismo e LGBTQIA+fobia.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC) está tomando medidas para garantir a segurança e o acolhimento de vítimas de assédio sexual, LGBTQIA+fobia e racismo durante o período do carnaval na cidade. A partir deste sábado (3), data de pré-carnaval, a SMDHC disponibilizou 11 tendas que funcionarão das 10h às 19h, ao lado dos postos de atendimento médico e acompanhadas de uma unidade móvel.

Equipes de apoio, vestidas com camiseta rosa-choque, estarão circulando entre os blocos, oferecendo orientações aos foliões sobre como proceder em caso de assédio ou importunação e, quando necessário, encaminhando-os para atendimento especializado. A ação faz parte da campanha Protocolo Não se Cale, que visa combater o assédio e a importunação sexual e será difundida nos blocos de rua e entre os foliões do Sambódromo.

Falando em Sambódromo, a equipe da secretaria estará presente todos os dias, desde o desfile do Grupo de Acesso até o desfile das campeãs. A tenda montada no local contará com o apoio do programa Guardiã Maria da Penha, da Guarda Civil do município, garantindo que a pessoa atendida possa chegar até uma viatura se necessário. Além disso, serão veiculados avisos sonoros nos intervalos dos desfiles, e cartazes informativos serão colocados em locais estratégicos. Durante o desfile das escolas de samba, faixas com mensagens sobre respeito à diversidade serão exibidas.

Além do acolhimento em relação a questões de assédio e violência, a Secretaria também irá distribuir pulseiras de identificação para crianças, facilitando a localização caso elas se percam dos responsáveis. Para casos de adultos desaparecidos, o serviço de Divisão de Localização Familiar e Desaparecidos estará disponível.

As tendas estarão distribuídas em diferentes regiões da cidade durante os dias de pré-carnaval, carnaval e pós-carnaval. Os locais incluem a Zona Sul, Centro, Zona Oeste, Zona Norte e Zona Leste. Com estas ações, a Secretaria busca garantir a segurança e o respeito de todos durante a festa mais popular do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo