Tradição e resistência: Vila da Música promove roda de conversa sobre maracatu com mestres de grupos do Cariri

No próximo dia 7 de fevereiro, a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, em Crato, promoverá uma roda de conversa sobre o maracatu, uma tradição carnavalesca que desempenha um papel significativo na rica tapeçaria cultural brasileira. Com a proximidade do Carnaval, a maior festa popular do país, o equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece), da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), busca trazer o diálogo e a celebração em torno dessa manifestação artística singular.

O evento contará com a participação de mestres e representantes de grupos de maracatu da cidade do Crato, como o Maracatu Luz do Luar e o Maracatu Uinu-Erê. A proposta é discutir a realidade dos grupos e compartilhar experiências. A roda de conversa será mediada por Verlucia Nogueira e terá a presença de Mestre Aécio de Zaira e Jucimar Rodrigues, do Maracatu Luz do Luar, além de João do Crato e Gugu Gois, do Maracatu Uinu-Erê.

O Maracatu Uinu-Erê tem suas raízes afro-indígenas e absorve toda a força ancestral da região do Cariri, entoando os batuques dos instrumentos cabaçais que ecoam em toda a Chapada do Araripe. Enquanto o Maracatu Luz do Luar é um coletivo de cultura popular tradicional afro-brasileira, fundado em 2013 na cidade de Crato pelos mestres Tereza Zaira e Aécio de Zaira, Tesouro Vivo da Cultura do Estado do Ceará.

Além da roda de conversa, haverá um Encontro de Maracatus, com apresentação dos grupos “Uinu-Erê”, da comunidade Carrapato, e “Luz do Luar”, do Procem/Casa Luz. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira é o primeiro equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará instalado no interior do estado e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). É fruto da parceria da Secult Ceará com a tradicional escola de música Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel), fundada pelo Padre Ágio Augusto Moreira na década de 1970.

A roda de conversa sobre Maracatu: Tradição e Resistência acontecerá às 15h no endereço: Av. José Horácio Pequeno, 1366, Belmonte, Crato – CE. Com essa proposta, a Vila da Música busca estimular e valorizar a diversidade cultural da região do Cariri e do Brasil, celebrando as raízes culturais de matriz africana e dando visibilidade aos saberes e fazeres ancestrais afro-brasileiros presentes no cotidiano da comunidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo