Secretaria da Igualdade Racial firma parcerias e capacita mais de 3.500 pessoas no combate ao racismo no Ceará

No dia 7 de fevereiro de 2024, às 16:13, a Secretaria da Igualdade Racial (Seir) apresentou um balanço das atividades realizadas no estado do Ceará ao longo do ano de 2023. Com o objetivo de combater o racismo e promover a igualdade racial, a Seir realizou diversas articulações e firmou parcerias estratégicas.

Uma das principais realizações da Seir foi a capacitação antirracista, que alcançou mais de 3.500 pessoas, incluindo 1.145 servidores públicos. Além disso, o projeto Sankofa, de letramento racial para o Sistema Socioeducativo, foi selecionado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania como um projeto-piloto nacional, demonstrando o reconhecimento e a relevância do trabalho desenvolvido pela Seir.

A pasta também atuou em parceria com outras secretarias e órgãos do governo, participando do Plano Juventude Negra Viva, dialogando com a população em 14 regiões administrativas do Estado e auxiliando na construção do Plano Plurianual 2024-2027. Além disso, a Seir promoveu diversos eventos e seminários, como o Seminário da Economia Negra do Ceará, em parceria com o Sebrae e a Feira Negra de Fortaleza.

No campo do trabalho, a Seir assinou um termo de cooperação técnica com a Secretaria do Trabalho e com o Sebrae, visando o levantamento estratégico de empreendedores negros, quilombolas e povos de terreiro para projetos específicos.

A atuação da Seir também se estendeu ao pertencimento, cultura e ancestralidade, com apoio aos festejos de Iemanjá em diversas cidades do Estado, participação em festivais culturais e a promoção do I Festival Afrocearensidades, realizado em novembro.

Além disso, a Secretaria da Igualdade Racial assinou um termo de cooperação técnica com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a Secretaria da Cultura (Secult) para implementar ações transversais à política de igualdade racial na segurança pública e estabelecer ações afirmativas e cotas no âmbito da cultura.

Com um balanço positivo das atividades realizadas em seu primeiro ano de atuação, a Seir reafirma o compromisso do governo do Ceará com a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo, demonstrando a importância de parcerias e ações concretas para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo