Os projetos de concessão têm previsão de investimentos na ordem de R$ 8,6 bilhões ao longo de 30 anos. A expectativa do Ministério dos Transportes é de lançar os dois editais ainda em 2024, dependendo da análise do TCU.
O CN1 abrange trechos da BR-060/GO, entre o Anel Viário de Goiânia até Contorno de Rio Verde e a BR-452 até Itumbiara, totalizando 462,2 km de extensão. As melhorias incluem 31 km de duplicação, 124 km de faixas em pistas duplas e simples, 28 km de vias marginais até dispositivos especiais, como passarelas e barreiras acústicas. Para este projeto, estão previstos R$ 3,2 bilhões de investimentos.
Enquanto isso, o CN5 conta com uma extensão de 686,7 km da BR-364/RO e contempla trechos de Guaporé, Cocal, Ouro Preto do Oeste e Porto Velho. Dentre as melhorias previstas estão 113,7 km de duplicações e 200 km de faixas adicionais, além da implantação do contorno de Ji-Paraná/RO e da via de acesso a Porto Novo, também conhecida como Expresso Porto. No total, serão construídos 34,4 km de novas vias, visando proporcionar um acesso viário de qualidade ao porto e impulsionar o crescimento de Porto Velho e todo o estado de Rondônia. A previsão é de R$ 5,4 bilhões de investimentos na concessão.
Com esses projetos, a ANTT pretende modernizar e expandir a infraestrutura de transporte terrestre, contribuindo para o desenvolvimento regional e o escoamento da produção. As concessões representam um passo importante para a melhoria da logística de exportação na região do arco norte, impulsionando o crescimento econômico e a integração do país.