Painel sobre Classificação Indicativa e Mediação Cultural em Museus na Pinacoteca do Ceará Reúne Autoridades e Especialistas

Em 8 de fevereiro de 2024, a Pinacoteca do Ceará abriu suas portas para sediar um evento de extrema relevância: o seminário “O direito à cultura na infância e adolescência: classificação indicativa e mediação cultural em museus”. Com a presença de autoridades e especialistas no tema, o evento tinha como objetivo discutir a importância da classificação indicativa e a mediação cultural em espaços museológicos. A proposta surgiu como reflexo dos avanços conquistados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e reuniu personalidades como o coordenador da Política de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o defensor público titular da 2ª Defensoria da Infância e Juventude de Fortaleza, entre outros.

O seminário foi realizado pela Pinacoteca do Ceará, um museu integrante da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), que se consolidou como um dos mais importantes museus públicos do País em pouco mais de um ano de funcionamento, recebendo mais de 135 mil visitantes.

O evento gratuito contemplou a acessibilidade, contando com recursos como tradução em Libras e audiodescrição, e ofereceu duas sessões de debate ao longo do dia. Na primeira mesa, o foco foi a classificação indicativa no Brasil, com a participação de autoridades no assunto. A mediação foi realizada pela pesquisadora e professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC). Já a segunda mesa analisou o tema da classificação indicativa e mediação cultural em museus, trazendo a perspectiva de um promotor de Justiça da Infância e da Juventude e uma museóloga e diretora de educação do Instituto Inhotim.

A iniciativa ganhou destaque por sua relevância para o acesso à cultura por parte das crianças e adolescentes, promovendo a reflexão sobre temas fundamentais para a proteção e o desenvolvimento desse público. A Pinacoteca do Ceará, ao sediar esse evento e proporcionar um ambiente propício para a discussão, reforça seu papel como espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

Além disso, a Pinacoteca do Ceará também se destaca por sua atuação na divulgação da classificação indicativa das obras expostas, visando garantir aos pais o direito de escolha e a segurança de que as atrações do museu são adequadas para seus filhos. Dessa forma, a instituição reforça seu compromisso com a promoção do acesso à cultura de forma responsável e inclusiva.

Em pouco mais de um ano de existência, a Pinacoteca do Ceará se consolidou como um espaço relevante para as artes visuais, oferecendo uma programação diversificada e acessível a todos os públicos. Seu papel na discussão sobre a classificação indicativa e a mediação cultural em museus reflete o compromisso da instituição em promover o acesso à cultura de maneira consciente e democrática, reforçando o papel da arte na formação e no desenvolvimento das novas gerações.

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