Projeto cearense de saúde mental para servidores penitenciários é selecionado para Mostra Nacional de Experiências em Qualidade de Vida.

O Núcleo de Assistência ao Servidor Penitenciário (Nusep) da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) teve sua política pública selecionada no projeto “Valoriza: saúde em foco”, da Mostra de Experiências de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor Penitenciário. A iniciativa, promovida pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), tem como objetivo integrar nacionalmente modelos bem-sucedidos de ações de saúde integral, qualidade de vida e a valorização dos servidores do sistema penitenciário brasileiro.

A política implementada pelo Nusep permitirá a visibilidade das ações e o compartilhamento de experiências bem-sucedidas que tenham o poder de inspirar outros profissionais na promoção da qualidade de vida dos servidores penais. As experiências selecionadas comporão a Mostra Virtual de Experiências em Saúde e Qualidade de Vida do Servidor Penitenciário, disponível no site https://www.curadoriaprojetovaloriza.com.br/. Esse espaço funcionará como um banco de dados e base para o aprimoramento dos cuidados, a partir dos relatos e conteúdos propostos.

O Nusep é um mecanismo voltado para a saúde mental e qualidade de vida dos servidores e policiais penais do sistema prisional do Ceará. O espaço conta com diversos serviços que se integram, como serviço social, psicologia, psiquiatria, dentista e clínico geral. Além disso, também são oferecidas práticas integrativas como reflexologia, ventosaterapia, argiloterapia, massoterapia e auriculoterapia. Com 10 salas e 10 profissionais, o Nusep visa transversalizar os serviços, oferecendo diferentes formas de cuidado e apoio para assegurar a participação ativa de todos os servidores nesse processo.

Outra ação promovida pelo Nusep foi a implementação da disciplina sobre saúde mental, trabalho e autocuidado no Curso de Aperfeiçoamento em Armamento e Tiro (CAAT). A disciplina foi inclusa permanentemente no curso, tendo em vista a necessidade situacional surgida devido aos casos de suicídio que haviam ocorrido naquele período. Essa ação proporciona um momento de conhecimento, reflexões e prevenção.

A coordenadora do Núcleo de Assistência ao Servidor Penitenciário, Cristiane Lima, comemora a conquista: “O sentimento é de gratidão pelo reconhecimento do trabalho que a gente vem desenvolvendo desde a implantação do núcleo. Esse espaço é resultado de muito esforço e conquista junto à atual gestão, que resolveu investir no cuidado em saúde mental dos seus servidores. Dedico essa conquista a todos os profissionais que compõem a equipe do Nusep. Particularmente para mim, é muito gratificante ver o que o núcleo se tornou hoje e o nível de reconhecimento que alcançamos nacionalmente”.

Além disso, a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização oferece plantão psicológico ininterrupto para atender os servidores pelo telefone ou Whatsapp sete dias por semana, 24 horas por dia. No ano de 2022, a polícia penal cearense ganhou um novo espaço físico, com mais 6 psicólogos para atendimento e terapia presencial. Também possui psiquiatra em seus quadros e um ambulatório exclusivo para os policiais penais no Hospital Mental de Messejana.

O cuidado terapêutico oferecido consiste em acompanhamento e orientação dos trabalhadores e seus familiares, atendimento em Psicoterapia Breve ou em situação de crise, atendimento de paciente crônico e retorno das licenças psicológicas. Além disso, a SAP passou a oferecer gratuitamente o curso Guardiões da Vida, que qualifica os servidores a cuidar de si e identificar colegas que precisam de cuidados preventivos na questão da saúde mental.

Com todos esses avanços e investimentos em saúde mental e qualidade de vida, o reconhecimento do trabalho realizado pelo Nusep e pela SAP é motivo de comemoração e gratidão, tanto para os servidores quanto para a sociedade cearense. Essas iniciativas demonstram a importância do cuidado com a saúde mental e a qualidade de vida dos servidores penitenciários, impactando positivamente no sistema prisional como um todo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo