Homem é preso na capital paulista com 452 cartões bancários ao aplicar golpe da maquininha no Sambódromo do Anhembi

A polícia de São Paulo realizou uma grande apreensão no Sambódromo do Anhembi, na capital paulista, na noite deste sábado (10). Um homem de 38 anos foi preso por aplicar o golpe da maquininha e estava em posse de 452 cartões bancários. A ação aconteceu por volta das 23h, quando os policiais avistaram dois homens em atitude suspeita entre os populares no Sambódromo.

Ao perceberem a aproximação dos agentes, os suspeitos tentaram fugir em direção à multidão, porém, os policiais conseguiram abordar um deles. Durante a abordagem, o homem tentou se desfazer de uma bolsa que carregava, onde foram encontrados os 452 cartões bancários de diferentes instituições, além de uma máquina de cartão. Segundo a SSP, dois dos cartões apreendidos já tinham registros de boletins de ocorrência anteriores, por roubo e furto.

O golpe da maquininha consiste em as vítimas darem o cartão bancário ao criminoso para efetuar uma compra, enquanto digitam a senha no equipamento. O aparelho, com um software malicioso, memoriza a senha. Após a transação, o falso comerciante devolve à vítima um cartão trocado e fica com o original, obtendo o cartão e a senha da vítima.

Além da prisão do homem, a polícia também prendeu sete pessoas que estavam praticando crimes nos blocos de rua da cidade, incluindo uma mulher que estava escondendo celulares furtados em uma bolsa. Ao todo, 55 aparelhos foram recuperados até o início da noite de sábado.

Já em dezembro, o governo federal, em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), apresentou o aplicativo Celular Seguro, que visa impedir o acesso dos criminosos a aplicativos financeiros e dados pessoais em caso de roubo ou furto de celulares. O aplicativo e o site Celular Seguro permitem bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários em poucos cliques, além de permitir o cadastro de uma ou mais pessoas de confiança que poderão auxiliar criando ocorrências em nome do usuário. Essa medida representa um avanço no combate à criminalidade e na proteção dos usuários de dispositivos móveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo