Carnaval carioca chega ao segundo dia de desfiles: seis escolas disputam o título do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí.

A Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, vai ser palco de um espetáculo emocionante nesta segunda-feira (12) à noite, com o segundo e último dia de desfiles do Grupo Especial do Carnaval Carioca. Mais seis escolas de samba entram na avenida em busca do título de campeã, e as expectativas estão altas para ver as performances e os enredos que serão apresentados.

Em destaque estão os enredos que homenageiam personalidades e histórias da população afro-brasileira, com a cantora Alcione sendo reverenciada pela Mangueira, o livro “Um Defeito de Cor” sendo o tema da Portela, o almirante negro João Cândido sendo lembrado pela Tuiuti, e as divindades africanas sendo celebradas pela Viradouro.

Cada agremiação tem entre 1 hora e 1 hora e 10 minutos para atravessar a Sapucaí, e aquelas que não conseguem concluir sua apresentação a tempo receberão penalizações. O último desfile está previsto para iniciar entre 3h e 3h50, de acordo com a programação.

A ordem dos desfiles para hoje é a seguinte: Mocidade Independente de Padre Miguel às 22h, Portela entre 23h e 23h10, Unidos de Vila Isabel entre 0h e 0h20, Estação Primeira de Mangueira entre 1h e 1h30, Paraíso do Tuiuti entre 2h e 2h40, e Unidos do Viradouro entre 3h e 3h50.

A Mocidade Independente de Padre Miguel traz à avenida um enredo divertido e ousado, que celebra a importância do caju na cultura nacional. A Portela apresenta o enredo “Um Defeito de Cor”, baseado no livro homônimo de Ana Maria Gonçalves, enquanto a Unidos de Vila Isabel vai contar histórias yorubá do início da humanidade em seu enredo “Gbalá – Viagem ao Templo da Criação”.

A Mangueira celebra os 50 anos de carreira da cantora Alcione com o enredo “A Negra Voz do Amanhã”, enquanto a Paraíso do Tuiuti vai homenagear o almirante negro João Cândido com o enredo “Glória ao Almirante Negro”. Encerrando a noite, a Unidos do Viradouro traz o enredo “Arroboboi, Dangbé!”, que destaca o mito de uma serpente vodum e sua importância na cultura africana.

Com os desfiles encerrados, agora é aguardar a quarta-feira de Cinzas para a apuração do Carnaval, quando será conhecida a campeã do Carnaval Carioca de 2024. A expectativa é grande para ver qual escola de samba irá conquistar o tão cobiçado título de campeã.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo