Defesa Civil do CBMCE atende mais de 120 ocorrências no Ceará após fortes chuvas no último final de semana

As fortes chuvas que atingiram o estado do Ceará no último final de semana resultaram em mais de 120 ocorrências atendidas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (Cedec), ligada ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Segundo informações da Ascom CBMCE, 58 dessas ocorrências foram registradas na capital, Fortaleza. A Cedec foi acionada por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Além do atendimento das ocorrências, a Defesa Civil avaliou a estrutura do Centro de Turismo de Fortaleza (Emcetur) e promoveu blitz educativas com orientações aos motoristas nos postos da Polícia Rodoviária Estadual (BPRE). Em parceria com meteorologistas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foram realizadas ações coordenadas nos municípios afetados pelas chuvas.

O tenente-coronel BM Haroldo Gondim, coordenador da Defesa Civil, ressaltou a importância do trabalho preventivo e de mitigação de desastres, com o objetivo de construir um futuro mais seguro. Ele destacou o apoio à Defesa Civil Municipal de Caucaia para desobstrução do riacho Maranguapinho, evitando alagamentos, e o acompanhamento da ocorrência de risco de colapso nas proximidades das obras da linha Leste do Metrofor, que resultou na realocação de seis famílias para hospedagens na Capital.

A atuação da Defesa Civil do Ceará demonstra a importância do trabalho contínuo e institucional na promoção de uma mudança cultural, onde a prevenção e a mitigação se tornam abordagens dominantes. O objetivo é evitar perdas de vidas e danos materiais em desastres futuros, reforçando o compromisso com a segurança da população.

As ações realizadas pela Cedec e o CBMCE demonstram a integração de diversos órgãos e entidades na resposta a situações de emergência causadas por desastres naturais. A atuação conjunta, aliada a ações preventivas e educativas, contribui para a proteção da população e a redução dos impactos decorrentes de eventos climáticos extremos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo