AESP-CE promove treinamento de Atendimento Pré-Hospitalar Tático para policiais civis em curso de formação

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp-CE) está oferecendo aos futuros escrivães e inspetores da Polícia Civil do Estado do Ceará um curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático. O objetivo é preparar os agentes para oferecer suporte adequado e rápido em ocorrências que exijam assistência médica imediata.

O curso, que teve início neste mês de fevereiro, tem carga horária de 36 horas/aula e acontece na sede da Academia, e é ministrado pelo instrutor Isaac Dieb. Segundo ele, esse treinamento é essencial para que os policiais civis estejam aptos a lidar de forma satisfatória em situações que exijam atendimento pré-hospitalar. “A rotina de um escrivão ou de um inspetor nunca se limita à atividade policial. São muitas as necessidades que surgem ao longo do dia, em diferentes momentos, nas mais diversas formas. E a prestação de socorro é um desses exemplos. Um bom atendimento pode ser o diferencial na vida de quem recebe esse suporte”, explica o docente.

Durante as aulas práticas, os alunos simulam o atendimento a uma vítima, realizam uma avaliação primária e executam manobras de parada cardiorrespiratória e compressão torácica, fundamentais para manter os sinais vitais da vítima em caso de parada cardíaca.

Além disso, o conteúdo programático do curso abrange a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), avaliação e atendimento à vítima pelo protocolo X ABCDE, emergências clínicas em parada cardíaca, diretrizes da American Heart Association em RCP, obstrução de vias aéreas e ventilação artificial, emergências clínicas em convulsões e desmaio, atendimento básico à vítima de convulsão e desmaio, e atendimento pré-hospitalar em casos de fraturas.

Segundo a Aesp-CE, a disciplina de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático é fundamental para que os agentes de segurança pública possam garantir a sobrevida das vítimas nos mais variados tipos de ocorrências.

Os alunos do curso têm demonstrado interesse e entusiasmo em adquirir conhecimentos necessários para realizar um atendimento de qualidade, capacitando-se para ajudar a salvar vidas em situações de emergência.

A iniciativa da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará em oferecer esse curso mostra a preocupação com a formação completa e preparação dos futuros escrivães e inspetores da Polícia Civil, contribuindo para uma atuação mais eficaz e humanizada dos agentes de segurança pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo