Deputado propõe incentivos para desenvolvimento de testes rápidos e acessíveis para diagnóstico precoce da tuberculose







Projeto de Lei 6199/23 cria incentivos para pesquisa de testes de diagnóstico rápido para tuberculose

16/02/2024 – 18:06

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Duarte Jr.: diagnóstico precoce é fundamental para sucesso do tratamento

O Projeto de Lei 6199/23 propõe a criação de incentivos para a pesquisa e o desenvolvimento de testes de diagnóstico rápidos e acessíveis para a tuberculose. Esta iniciativa está em análise na Câmara dos Deputados e tem como objetivo fortalecer o combate a essa doença infecciosa e transmissível.

A tuberculose é causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Koch e afeta principalmente os pulmões, podendo também acometer outros órgãos. Entre os sintomas mais comuns, destacam-se a tosse seca ou com catarro.

No Brasil, a doença gera aproximadamente 70 mil novos casos anualmente, resultando em cerca de 4,5 mil mortes.

Existem diferentes métodos de diagnóstico para a tuberculose, incluindo abordagens clínicas, diferenciadas, bacteriológicas, por imagem e outros testes específicos.

Incentivos
O projeto prevê uma série de incentivos para o desenvolvimento de testes rápidos, tais como linhas de financiamento específicas, benefícios fiscais para empresas e instituições, parcerias entre órgãos governamentais, instituições de pesquisa e organizações da sociedade civil, além de campanhas de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da tuberculose.

Diagnóstico precoce
Além disso, a proposta também estabelece a criação do Comitê Nacional de Acompanhamento para Desenvolvimento de Testes de Diagnóstico para Tuberculose (CNADT). Esse comitê será responsável por monitorar e avaliar o progresso dos projetos, garantindo a transparência e a eficácia na implementação dos testes.

O deputado Duarte Jr. (PSB-MA), autor da proposta, ressalta a importância do diagnóstico precoce: “A tuberculose continua sendo um desafio de saúde pública em muitas regiões do mundo, incluindo o nosso país. O diagnóstico precoce é crucial para o tratamento eficaz e para controlar a disseminação da doença”.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcelo Oliveira


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo