Faturamento das franquias no Brasil cresce 13,8% em relação a 2022, alcançando R$ 240,6 bilhões em 2023, segundo ABF

O faturamento das franquias no Brasil atingiu R$ 240,6 bilhões em 2023, um crescimento nominal de 13,8% em relação a 2022. Em comparação a 2019, na pré-pandemia, o aumento foi de 28,9%. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Um levantamento realizado pela ABF revelou que o número de redes de franquias cresceu 7,6% em relação a 2022, chegando a um total de 3.311. Além disso, o número de empregos diretos gerados atingiu 1,7 milhão, o que representa um aumento de 7,1% em comparação ao ano anterior. O número de operações de franquias totalizou 195,8 mil, um aumento de 7,8% em relação a 2022.

A taxa média de abertura de novas operações alcançou 17,3% em 2023, enquanto a taxa média de operações que fecharam foi de 5,9%. Esse saldo positivo de 11,4% supera os 9,8% de 2022, o que demonstra um crescimento significativo do setor.

De acordo com o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, os resultados refletem a capacidade de adaptação do setor, especialmente em relação à digitalização e ao ajuste de modelos de negócio. Além disso, o desejo do consumidor por atividades sociais, como eventos, encontros e confraternizações, impulsionou o setor de forma geral, principalmente nos setores de Alimentação e Turismo.

O segmento de Alimentação – Food Service foi o que mais cresceu, com um aumento de 17,9%, beneficiado pela retomada da vida social, vendas por delivery e aumento do tíquete médio. Já Saúde, Beleza e Bem-Estar apresentou um crescimento de 17,5%, impulsionado pelo bom desempenho de clínicas de estética, odontologia, óticas e farmácias. Hotelaria e Turismo também registrou um avanço significativo, com um crescimento de 16,4%, motivado pela retomada das viagens e pelo aumento do tíquete médio das viagens aéreas.

As projeções da ABF para o setor este ano indicam um faturamento 10% maior, com expansão das operações em 5,5%, das redes em 5% e um aumento de 5,5% no número de empregos diretos gerados.

Entre as Top 10 franquias no país, o segmento de Alimentação se destaca, com cinco marcas, seguido por Saúde, Beleza e Bem-Estar, com três marcas. A Cacau Show continua liderando o Ranking ABF das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil por Operação, com um total de 4.216 operações. Em seguida, vêm O Boticário, McDonald’s, Colchões Ortobom e Odonto Company, demonstrando a força dessas marcas no mercado de franquias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo