Comissão discute projeto que proíbe pagamentos pela internet em jogos considerados ilícitos no Brasil, com multas para instituições financeiras.




Projeto de lei proíbe pagamentos pela internet de jogos ilícitos

Comissão de Comunicação e Direito Digital debate projeto que proíbe pagamentos pela internet de jogos ilícitos

Nesta quarta-feira (21), às 9h30, a Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) irá discutir o relatório do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) sobre o Projeto de Lei (PL 3.403/2023). O projeto tem como objetivo proibir pagamentos pela internet de jogos considerados ilícitos no Brasil.

O relatório destaca que a proposta inclui como meios de pagamento os cartões de débito e crédito, Pix e transferência eletrônica disponível (TED), em sites dentro ou fora do Brasil. Segundo o relator, o fácil acesso a esses jogos na internet tem levado indivíduos e famílias a crescentes problemas financeiros.

De autoria do senador Eduardo Girão (Novo-CE), o projeto atribui às instituições financeiras e empresas de meios de pagamento a responsabilidade de adotar procedimentos para identificar e impedir essas transações. O relatório do senador Mourão é favorável ao projeto, destacando a importância de combater os efeitos danosos das apostas ilícitas. Ele propôs uma emenda suprimindo um artigo que prevê a regulamentação do assunto pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Após passar pela CCDD, o projeto ainda será analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e, em caráter terminativo, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso aprovado, bancos e financiadoras que não barrarem pagamentos irregulares poderão ser multados em até cem vezes o valor das transações.

Além disso, a pauta da CCDD inclui projetos de decreto autorizando serviços de radiodifusão em 19 municípios brasileiros, em estados como Paraná, Minas Gerais, Sergipe, Bahia e Rio Grande do Sul.

Fonte: Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo