Formação em Museus promovida pela Secult Ceará reforça políticas públicas para museus em seis municípios cearenses

Atividade de Formação em Museus é promovida em diversos municípios do Ceará

O Governo do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e do Sistema Estadual de Museus (SEM/CE), em parceria com a Associação dos Amigos do Museu do Ceará (ASMUSCE), está promovendo a atividade “Formação em Museus” em seis cidades do estado. O objetivo é fortalecer e ampliar as políticas públicas voltadas para os museus cearenses, bem como a interiorização das ações na área da museologia. A formação ocorrerá nas cidades de Crato, Pacoti, Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Itapipoca e Fortaleza.

A atividade tem como proposta dialogar sobre as atuais demandas relacionadas ao patrimônio cultural, refletir sobre as concepções teórico-metodológicas da Museologia, e divulgar essas reflexões para a sociedade do Ceará. A inscrição é gratuita e pode ser feita online, voltada para profissionais vinculados aos museus, patrimônio cultural, memória e demais interessados na temática museal.

A “Formação em Museus” busca contribuir para a qualificação e aperfeiçoar a gestão e a divulgação do patrimônio cultural cearense que é preservado nas instituições museais em diferentes territórios. Durante os encontros nos municípios, serão abordados quatro eixos temáticos: “Criação e Gestão de Museus”, “Documentação em Museus”, “Conservação em Museus” e “Educação Museal”.

A iniciativa integrará as ações do projeto “Pensar Museus no Ceará”, aprovado no Edital de Programação Cultural do Museu do Ceará (Musce), Museu Sacro São José de Ribamar (MSSJR) e do Arquivo Público do Estado do Ceará (Apec).

A formação teve início na cidade de Crato, nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, no Centro Cultural Cariri Sérvulo Esmeraldo. O doutor em História e doutorando em Museologia, professor do Departamento de História da Universidade Vale do Acaraú (UVA) e secretário da ASMUSCE, Naudiney de Castro Gonçalves, orientou a formação. Em seguida, a atividade será realizada em Pacoti nos dias 27, 28 e 29 de fevereiro. As datas dos encontros nos outros quatro municípios – Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Itapipoca e Fortaleza – ainda serão divulgadas.

A programação envolve abertura institucional com o Sistema Estadual de Museus do Ceará e o Museu do Ceará. Além disso, serão ministrados o Módulo I: Criação e Gestão de Museus, o Módulo II: Documentação em Museus, o Módulo III: Conservação em Museus e o Módulo IV: Educação Museal.

O projeto “Formação em Museus” promete contribuir para o fortalecimento do setor museal no Ceará e aprimorar as ações de preservação e divulgação do patrimônio cultural do estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo