Pinacoteca do Ceará encerra programação de fevereiro com performance e atividades infantis até 25 de fevereiro.

A Pinacoteca do Ceará se prepara para encerrar a programação do mês de fevereiro em grande estilo. De quinta-feira (22) a domingo (25), o museu promete uma série de atividades diversificadas para o público, incluindo exposições, performances musicais, aulas abertas e, claro, programação infantil.

A programação tem início na quinta-feira (22), com o “Percurso + Ateliê: Palavra-chave – Ato II”, das 16h às 18h. No segundo ato, os arte educadores da Pinacoteca exploram, junto com o público, obras que usam o texto como parte de sua poética, tanto na exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” quanto em “Amar se aprende amando”, de Antonio Bandeira. O objetivo é investigar como as palavras moldam o ambiente, repensando conceitos como lar e abrigo.

Ainda na quinta-feira, a Banda Glamourings realiza a performance “Glamourings”, a partir das 18h, no auditório do museu. A Glamourings é um projeto que une diversas linguagens artísticas na produção de um espetáculo musical performático. Canções autorais, guitarras melancólicas e synths compõem essa mistura inspirada na música pop, dream pop, rock e folk.

Já na sexta-feira (23), a pesquisadora e curadora Galciani Neves realiza a aula aberta “Aquilo que nós decidimos fazer juntos aqui e agora’’. Na conversa, que ocorre no auditório da Pinacoteca do Ceará, serão compartilhados os processos de pesquisa, diálogos e interações multidisciplinares na produção da mostra “Por um sopro de fúria e esperança – Uma declaração de emergência climática”.

Além disso, ao longo dos quatro dias de programação, haverá visitas mediadas pelas exposições em cartaz, conduzidas pela equipe de educadores da Pinacoteca. As atividades têm classificação indicativa livre e contam com acessibilidade em Libras.

Para o público infantil, a Pinacoteca do Ceará reserva uma série de atividades especiais, incluindo oficinas de ateliê, contação de histórias, origamis e peças teatrais. A programação infantil tem início no domingo (25) com o Ateliê Criança Cria, voltado para a criançada. Nesta semana, o público infantil é convidado para a atividade “Incêndio a bordo, coração de papel: Origamis a partir de Leonilson”.

A Pinacoteca do Ceará também reforça o trabalho de acessibilidade, oferecendo recursos como audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis para garantir que todos os visitantes possam desfrutar das exposições e atividades.

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

Assim, a Pinacoteca do Ceará se coloca como um espaço de fomento cultural e artístico, oferecendo uma programação diversificada e inclusiva para atender a diferentes públicos e promover a apreciação da arte e da cultura. A expectativa é que as atividades previstas para os próximos dias atraiam um público diversificado, incluindo crianças, jovens, adultos, artistas, estudantes e famílias em busca de experiências enriquecedoras e estimulantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo