Sedec reconhece estado de emergência em 23 municípios do RS devido a chuvas intensas e outros estados também são afetados.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) acaba de reconhecer a situação de emergência de 23 municípios e o estado de calamidade declarado no município de Arroio do Meio, no estado do Rio Grande do Sul, em razão das chuvas intensas, tempestades de granizo, enxurradas e vendavais ocorridos em novembro, dezembro e janeiro desta temporada de chuvas. A medida, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (21), visa facilitar o acesso a recursos federais para medidas de defesa civil.

De acordo com a Sedec, a diferença entre as duas situações é que na situação de emergência, os danos são superáveis pela população afetada. Já no estado de calamidade pública, os danos causados são mais sérios e afetam a incolumidade ou a vida da comunidade.

Para que a situação seja reconhecida, é necessário que as autoridades municipais publiquem um decreto local e depois abram um processo no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), solicitando recursos conforme as necessidades.

Segundo a Sedec, os recursos podem ser solicitados para restabelecer serviços essenciais e reconstruir infraestruturas ou moradias destruídas pelas situações declaradas. Ao todo, 16 municípios tiveram a situação de emergência reconhecida por chuvas intensas; 3 por tempestades de granizo; 2 por vendavais; 3 por enxurradas; e 1 por inundações.

Na Bahia, a portaria reconheceu estado de emergência nos municípios de São Miguel das Matas, Muquém do São Francisco e Dário Meira, por chuvas intensas ocorridas em janeiro e fevereiro, enquanto Monte Santo teve a situação reconhecida por estiagem. Em Minas Gerais, os municípios de Divino, Capinópolis, Campanário e Presidente Olegário foram afetados por chuvas intensas; Wenceslau Braz, por enxurradas; e Unaí, por estiagem. Também houve reconhecimento no município de Porto Alegre do Norte, Mato Grosso, por estiagem e na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, por enxurradas. As medidas foram publicadas em uma terceira portaria.

Atualmente, o estado do Rio Grande do Sul tem 339 municípios com um ou mais registros reconhecidos vigentes, somando 450 reconhecimentos de situações em vigor. A medida visa garantir o acesso rápido e eficiente a recursos para atender as necessidades da população afetada pelos desastres naturais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo