SRH promove capacitação em parceria com Cogerh e Banco Mundial para fortalecer segurança de barragens e gestão de riscos de desastres

A Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) realizou uma capacitação nesta quinta-feira (22), no auditório do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), em parceria com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. O objetivo do evento foi fortalecer a gestão de risco de desastres e segurança de barragens, apoiando o desenvolvimento de capacidades dos profissionais das Defesas Civis Municipais e do Estado do Ceará.

A iniciativa contou com a participação do Banco Mundial e teve como destaque palestras e capacitações de técnicos da SRH, Cogerh, Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e Banco Mundial, abordando temas como fiscalização, ações de resposta, mapeamento de risco e plano de ação e emergência.

O secretário executivo dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, ressaltou a importância da iniciativa, em meio à implementação da nova lei de segurança de barragem. “Essa iniciativa vem da preocupação de nós, do sistema de recursos hídricos. A vida humana é muito preciosa, por isso estamos promovendo essas capacitações com os nossos parceiros nessa missão, que são as defesas civis”, afirmou.

A capacitação também contou com a participação do comandante geral adjunto do Corpo de Bombeiros, Coronel Wagner Maia, que destacou a importância da socialização de conhecimento. Ele afirmou que “a capacitação é essencial para que todos tenham conhecimento do assunto.” O coordenador estadual da Defesa Civil, Cel Haroldo Gondim, também enalteceu a ação da SRH e do Banco Mundial, afirmando que a capacitação é fundamental para preparar os profissionais para situações de emergência.

Além disso, o evento reuniu agentes da Defesa Civil dos municípios de Fortaleza, Maracanaú, Santana do Acaraú, Pacatuba, Sobral, entre outros. A parceria entre os órgãos e a atuação conjunta na área de segurança de barragens e gestão de risco de desastres é fundamental para garantir a proteção da população e a preservação do meio ambiente.

Ao oferecer palestras e capacitações, a SRH, Cogerh, Funceme e Banco Mundial demonstraram seu comprometimento com a preparação e a capacitação de profissionais para situações de emergência, reforçando a importância da segurança e prevenção de desastres naturais. A troca de conhecimento e o fortalecimento dos laços entre os órgãos envolvidos são fundamentais para garantir a segurança da população cearense.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo