Correios serão responsáveis pela distribuição das provas do Concurso Unificado em 220 cidades, com medidas de segurança reforçadas.

Nesta sexta-feira, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou que os Correios serão responsáveis pela distribuição das provas do Concurso Unificado, marcado para o dia 5 de maio. A Fundação Cesgranrio, encarregada de realizar o exame, firmou um contrato com a estatal garantindo um nível de segurança equiparado ao do Enem, e até mesmo superior.

Com aplicação prevista em 220 cidades de todo o país, o Concurso Público Nacional Unificado contará com a coleta de digitais e um exame grafológico de todos os 2,1 milhões de candidatos inscritos. Esses procedimentos serão realizados no momento em que os inscritos acessarem o cartão de confirmação, que estará disponível na página do concurso a partir do dia 25 de abril, não sendo enviado às residências dos candidatos.

Os números divulgados pelo ministério revelam que as 6.640 vagas disponíveis em 21 órgãos federais serão disputadas por um total de 2,1 milhões de candidatos, entre pagantes e isentos. Dentre eles, 56% são mulheres, reforçando a presença feminina nos concursos públicos.

Essa ampla distribuição das provas e os rigorosos procedimentos de segurança adotados garantem a transparência e lisura do processo seletivo. Com a proximidade da data do exame, a expectativa dos candidatos cresce, assim como a responsabilidade das instituições envolvidas em garantir igualdade de oportunidades e segurança a todos os concorrentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo