Mestrado em Climatologia da Uece aborda tema ‘Ciência para Adiar o Fim do Mundo’ em aula inaugural de 2024

No dia 23 de fevereiro de 2024, às 9:32 da manhã, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) recebeu a turma 2024.1 do Mestrado Profissional em Climatologia com uma aula inaugural repleta de debates e reflexões sobre a relação entre ciência e meio ambiente. Com o tema “Ciência para Adiar o Fim do Mundo”, a mesa redonda contou com a presença de renomados palestrantes do cenário científico nacional.

O evento, que aconteceu no Auditório Paulo Petrola, na Reitoria do campus Itaperi, teve como convidados o professor Luiz Marques, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e a pesquisadora Luciana Gatti, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Além deles, os professores Alexandre Costa e Emerson Mariano, ambos da Uece, também participaram da discussão.

A 8ª Turma do Mestrado em Climatologia conta com 16 mestrandos inscritos, sendo que o curso já teve 120 dissertações defendidas ao longo de sua história. De acordo com o coordenador do programa, professor Emerson Mariano da Silva, a atual crise ecológica global demanda um olhar atento da ciência e das instituições acadêmicas para buscar soluções que evitem as piores consequências de um possível colapso ambiental.

O Mestrado em Climatologia da Uece tem como objetivo promover pesquisas interdisciplinares relacionadas ao clima e suas variações, buscando aplicar os resultados obtidos para gerar produtos e processos inovadores que contribuam para a tomada de decisões políticas e melhoria da realidade social, econômica e ambiental das comunidades. A importância da ciência e da educação para enfrentar desafios globais como as mudanças climáticas foi enfatizada ao longo do evento, que marcou o início de uma nova etapa na formação acadêmica dos mestrandos em Climatologia da Uece.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo