Temporal no Rio de Janeiro deixa nove mortos, incluindo criança de 6 anos encontrada em deslizamento de terra em Mendes.

O estado do Rio de Janeiro foi atingido por um forte temporal na última quarta-feira (21), resultando na trágica morte de nove pessoas. O caso mais comovente foi o resgate do corpo de uma criança de apenas 6 anos, que estava desaparecida após um deslizamento de terra no município de Mendes.

Segundo informações da Defesa Civil municipal de Japeri, na Baixada Fluminense, duas mortes foram registradas no local: uma criança de 2 anos e uma mulher de 24 anos, vítimas de desabamentos em áreas diferentes. Em Barra do Piraí, quatro pessoas perderam a vida no Morro do Gama, após um deslizamento atingir uma casa de três andares. Felizmente, outras quatro pessoas foram resgatadas com vida dos destroços.

Em Nova Iguaçu, mais duas mortes foram confirmadas, desta vez de dois homens adultos nos bairros Ipiranga e Jardim Pernambuco, também em decorrência das fortes chuvas.

Diante desse cenário trágico, os secretários do governo estadual realizaram uma reunião na última sexta-feira (23) na Câmara Municipal de Japeri, com representantes do governo federal e prefeitos das cidades afetadas. O objetivo do encontro foi agilizar e facilitar as ações para minimizar os impactos causados pelos temporais.

Durante a reunião, os secretários de Governo, Bernardo Rossi, e de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro, receberam as demandas dos municípios visando aprimorar as ações de apoio à população. Eles ressaltaram o investimento de R$ 4,3 bilhões em obras, por meio do programa Pacto-RJ, lançado em 2021, com o intuito de promover a retomada econômica e social do estado.

O Pacto-RJ prevê investimentos de R$ 17 bilhões em áreas como infraestrutura, desenvolvimento social, saúde, educação, segurança, desenvolvimento econômico, meio ambiente, cultura e lazer, visando garantir o crescimento sustentável em todos os 92 municípios do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo