1º Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas reúne especialistas para debater transição justa e inclusiva em São Paulo.

Acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro, na cidade de São Paulo, o 1º Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas, promovido por diversas organizações da sociedade civil com o intuito de promover a ligação entre a prosperidade econômica e uma transição justa e inclusiva. Este evento, que antecede a reunião do G20 na mesma cidade, contará com a presença de ministros de finanças e presidentes dos bancos centrais das maiores economias do mundo.

O Grupo dos 20 países, que representam 85% do PIB global e são responsáveis por mais de 80% das emissões relacionadas ao setor energético, terá sua reunião também na capital paulista. O Fórum reunirá representantes do setor privado nacional e internacional, coalizões empresariais, academia, sociedade civil, filantropia e organismos multilaterais econômicos e de financiamento.

Com uma programação presencial e online, o evento abordará o financiamento climático internacional, com temas como reindustrialização verde, transição energética e fomento à bioeconomia. Cerca de 600 convidados discutirão modelos financeiros para a transformação ecológica do Brasil, mecanismos para alavancar investimentos verdes na Amazônia, oportunidades para ampliar o financiamento de soluções baseadas na natureza e a promoção da bioeconomia como estratégia de enfrentamento da crise climática.

Além disso, será discutido o impacto de pacotes econômicos sustentáveis globais, como o Green Deal europeu e o IRA americano, e soluções para acelerar a descarbonização industrial em todo o mundo. Um workshop de capacitação em financiamento climático também está previsto.

Ao final do evento, os organizadores irão elaborar recomendações a serem apresentadas aos líderes do G20. O fórum é um evento oficial do G20 Social e está sendo organizado por diversas instituições brasileiras e estrangeiras.

Diversos especialistas e autoridades participarão como painelistas, incluindo o prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz, o embaixador Antônio Ricarte, a ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, entre outros. O evento promete ser um marco importante na discussão e busca por soluções para a crise climática e a transição para uma economia mais sustentável e justa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo