Credencial para Trabalhadores Desempregados garante viagens gratuitas no transporte metropolitano de São Paulo

No Brasil, o desemprego é um problema constante que afeta milhares de pessoas todos os dias. Pensando nisso, o governo do estado de São Paulo criou a Credencial para Trabalhadores Desempregados, um benefício que oferece viagens gratuitas no sistema metropolitano de transporte público.

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) divulgou que o objetivo dessa medida é proporcionar aos cidadãos desempregados a oportunidade de continuar procurando emprego sem se preocupar com os gastos relacionados ao deslocamento nas grandes cidades. Com a credencial, os usuários têm acesso gratuito à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e Metrô de São Paulo.

Para solicitar a credencial, é necessário estar desempregado por um período entre 30 e 180 dias e comparecer ao posto de emissão na estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Os documentos exigidos incluem o registro geral, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e a carteira de trabalho com a baixa do último emprego e rescisão do contrato de trabalho.

Em 2023, mais de 24 mil pessoas foram beneficiadas com a Credencial para Trabalhadores Desempregados, um aumento de 9% em relação ao ano anterior. Os canais de informação para os usuários são o telefone 0800 055 0121 e os sites oficiais da CPTM e Metrô.

Além disso, os ônibus intermunicipais também oferecem benefícios para desempregados que residem ou trabalharam recentemente na região do ABC Paulista, São Mateus, Jabaquara ou Mauá. Para solicitar a credencial nesse sistema de transporte, é necessário estar desempregado por um período entre 60 e 180 dias e seguir os procedimentos estabelecidos pela EMTU.

No ano passado, a EMTU emitiu 142 credenciais para desempregados, enquanto em 2022 esse número aumentou para 159. Essas medidas visam auxiliar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade e facilitar o acesso ao transporte público durante períodos de desemprego.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo