CCT debate Assembleia Cidadã Brasileira sobre Edição Genética em audiência interativa no Senado: cidadãos comuns debatem políticas públicas.




Assembleia Cidadã Brasileira sobre Edição Genética

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) vai debater na quarta-feira (28), a partir das 11 horas, a Assembleia Cidadã Brasileira sobre Edição Genética e seus desdobramentos.  O evento é parte de um movimento internacional de assembleias cidadãs para a discussão de controvérsias e a construção de sugestões de políticas públicas e de ações de regulação a partir do debate de pessoas comuns. A audiência será interativa.

No pedido para o debate, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) explicou que pessoas de diversas camadas socioeconômicas e trajetórias de vida, não especialistas no assunto, foram selecionadas. Depois passaram por processos formativos básicos sobre o tema e tiveram contato com opiniões de especialistas e visões variadas. Na fase seguinte, trocaram experiências entre si para construir, ao final, um conjunto de recomendações a serem encaminhadas às autoridades competentes.

A Assembleia Cidadã Brasileira sobre a Edição Genética consistiu em quatro encontros online, com duração de três horas cada um, em junho e julho de 2023. De acordo com o senador, foram 26 participantes de várias partes do país. Para Izalci, o processo enriquece a participação dos cidadãos em debates importantes para o país.

“A demonstração concreta de que este processo constitui um mecanismo privilegiado para enriquecer participação de cidadãos comuns no debate sobre a regulação de temas sensíveis para a Ciência, e também para as políticas públicas de um modo geral, indica a importância de estabelecer um debate, nessa Casa Legislativa, sobre a experiência realizada e sua possível extensão a muitos outros temas”, argumentou.

Convidados

Já confirmou presença no evento o pesquisador Eduardo Romano, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Também confirmaram participação, por videoconferência, o professor Ricardo Fabrino Mendonça, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); a professora de educação infantil Soraia Feliciana Mercês, e o doutor em Engenharia de Produção Leonardo Melgarejo, representante da Articulação Nacional de Agroecologia (Ana).

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo