Projeto de Lei propõe aplicação de flúor concentrado em pacientes idosos para prevenir doenças bucais e sistêmicas grave




Projeto de Lei sobre Saúde Bucal em Pauta na Câmara dos Deputados

26/02/2024 – 19:54  

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Nascimento: “Saúde bucal deficiente pode gerar ou agravar outras doenças”

O Projeto de Lei 5763/23 está em destaque nas discussões atuais na Câmara dos Deputados, pois propõe a inclusão de novas diretrizes na Política Nacional de Saúde Bucal do Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma das principais mudanças propostas é a aplicação de flúor concentrado, a cada seis meses, em pacientes com mais de 60 anos. Além disso, a política visa promover campanhas de conscientização para toda a população sobre a importância da aplicação do flúor pelo dentista na prevenção de infecções, cáries e desgaste dos dentes.

Os recursos para essas medidas serão provenientes do Programa Brasil Sorridente e do Fundo Nacional do Idoso, conforme previsto no texto que será incluído na Lei 14.572/23, que trata da Política Nacional de Saúde Bucal.

O deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP), autor do projeto, ressalta que o envelhecimento traz várias mudanças fisiológicas, inclusive no campo da saúde bucal, com o enfraquecimento dos dentes e da gengiva.

Nascimento alerta para as consequências de uma saúde bucal deficiente, que pode manter processos inflamatórios e infecciosos crônicos, resultando no agravo ou surgimento de outras doenças no corpo.

Análise na Câmara
A proposta seguirá para análise nas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Saúde, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça e de Cidadania, em um processo que pode ser conclusivo.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Lara Haje
Edição – Ana Chalub


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo