Ministro das Finanças da Rússia classifica proposta dos EUA de enviar ativos russos para a Ucrânia como “falácia” e “desastre”

Durante o segundo dia do encontro entre representantes e secretários dos ministros de Finanças e dos presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, fez duras críticas à proposta americana de enviar ativos russos bloqueados por sanções para a Ucrânia. Em declaração aos jornalistas, Siluanov classificou a proposta como uma “falácia” e um “desastre”, alegando que tal medida minaria as bases do sistema financeiro mundial.

A postura do ministro russo veio como resposta às declarações da secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, que havia mencionado que a possibilidade de enviar os ativos russos para a Ucrânia estava sendo analisada. Siluanov afirmou que tal proposta representaria um grave dano aos fundamentos do sistema financeiro global, uma vez que entregaria recursos e reservas financeiras a países sujeitos a decisões políticas.

Diante da possibilidade de os Estados Unidos prosseguirem com a proposta, Siluanov afirmou que Moscou estaria preparada para retaliar, destacando que possuem ativos congelados do seu lado como forma de proteção. No entanto, o ministro ressaltou que a escalada das tensões não seria a melhor solução, defendendo a necessidade de reduzir os atritos e buscar formas de diminuir as tensões.

Siluanov enfatizou que, caso os EUA insistam na proposta, a Rússia responderá de forma simétrica, mantendo a disposição de proteger seus interesses. O ministro destacou a importância de buscar caminhos para acalmar as tensões e evitar uma escalada ainda maior no conflito. A situação demonstra a complexidade das relações geopolíticas e a constante tensão entre as potências mundiais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo