Municípios cearenses têm prazo para recadastramento no Mapa do Turismo e Ministro destaca importância para políticas públicas.

No dia 27 de fevereiro de 2024, às 15h23, os municípios cearenses foram alertados sobre a importância de se manterem atualizados no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (Sismapa 2.0) para não perderem o prazo da renovação anual de cadastros. O Ministério do Turismo (MTur) enviará uma notificação com 60 dias de antecedência ao vencimento da data dos registros, visando dar mais tempo aos gestores para organizarem a documentação necessária.

A manutenção do Mapa do Turismo é fundamental para a gestão do setor no país, especialmente diante da retomada do turismo a nível nacional. O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou a importância desses dados na formulação de políticas públicas eficazes que impactam positivamente a vida da população.

O Sismapa 2.0 orienta a definição de políticas públicas, como destinação de recursos pelo Governo Federal para infraestrutura turística e cursos de qualificação profissional. Além disso, a plataforma permite o cadastro de novos destinos durante todo o ano, classificando os municípios de A a E com base em cinco variáveis econômicas do turismo.

Para fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro, os municípios devem cumprir critérios como dispor de um departamento para o turismo, ter Lei Orçamentária para o setor, possuir prestadores de serviços turísticos regularizados no Cadastur, formar um Conselho Municipal de Turismo ativo e assinar um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo.

Após a inclusão dos cadastros e documentação, a Secretaria do Turismo (Setur) realiza a validação para que os municípios estejam de acordo com as exigências e façam parte do Mapa do Turismo Brasileiro. O recadastramento anual é obrigatório, mas a plataforma permanece disponível para novos cadastros ao longo do ano, garantindo a atualização constante dos dados e a participação dos municípios na política pública federal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo