Projeto de Lei propõe uso obrigatório de audiodescrição para aumentar inclusão de pessoas com deficiência nas atividades do Poder Público.







Projeto de Lei propõe uso de audiodescrição para inclusão de pessoas com deficiência

27/02/2024 – 09:37

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Dayany Bittencourt quer aumentar a inclusão das pessoas com deficiência

O Projeto de Lei 5594/23 apresentado pela deputada Dayany Bittencourt, do estado do Ceará, tem como objetivo tornar obrigatório o uso do recurso da audiodescrição nas sessões plenárias e nos eventos do Poder Público. A proposta busca ampliar a acessibilidade para as pessoas com deficiência, complementando as formas já existentes de interação como a Língua Brasileira de Sinais (Libras), o braille, o sistema de sinalização tátil, entre outros mecanismos.

Além disso, o projeto prevê a oferta de audiodescrição no sistema educacional, juntamente com o ensino de Libras, braille e recursos de tecnologia assistiva, visando ampliar as habilidades funcionais dos estudantes com deficiência.

A proposta também estabelece que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário promovam a acessibilidade em suas sessões plenárias, comunicados e propagandas veiculadas em canais de televisão ou pela internet por meio de recursos de áudio e vídeo.

Dayany Bittencourt defende a medida como forma de promover a inclusão das pessoas com deficiência, ressaltando que a acessibilidade é uma das bandeiras de seu mandato. “Tornar a realidade acessível a todas as pessoas com deficiência promovendo a inclusão é uma prioridade”, afirmou a deputada.

Tramitação
O projeto, que segue em caráter conclusivo, será avaliado pelas comissões de Administração e Serviço Público; de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Rodrigo Bittar


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo