Projeto de Lei propõe substituição de sinais sonoros por sinais musicais em escolas para alunos com autismo; entenda a proposta.






Projeto de Lei propõe substituição de sinais sonoros em escolas para alunos com autismo

28/02/2024 – 11:37  

Divulgação

Marcos Tavares: objetivo é não gerar incômodo a estudantes com autismo

O Projeto de Lei 3602/23, que está em análise na Câmara dos Deputados, propõe a substituição dos sinais sonoros usados para indicar o início ou fim das aulas por sinais musicais ou visuais adequados aos alunos com autismo. O autor do projeto, deputado Marcos Tavares (PDT-RJ), ressalta a importância dessa medida para evitar desconfortos aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo o texto, a música utilizada deve ser suave, agradável e com volume adequado para não causar incômodos sensoriais aos alunos com TEA. As escolas terão um prazo de 90 dias para se adequarem às novas exigências após a publicação da lei.

O projeto prevê penalidades para as escolas que descumprirem a determinação. As instituições privadas serão multadas em R$ 500, valor que dobrará no segundo dia de infração e poderá resultar na suspensão do alvará de funcionamento após 30 dias. Já as instituições públicas terão abertura de procedimento administrativo disciplinar em caso de descumprimento.

De acordo com o deputado Marcos Tavares, a sensibilidade a estímulos do ambiente é um critério importante para o diagnóstico de TEA, sendo necessário garantir um ambiente harmônico e seguro para os alunos dentro desse espectro.

O projeto seguirá para análise nas comissões de Educação, Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Rodrigo Bittar


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo