Comissão de Direitos Humanos promove audiência pública para debater instituição da Campanha Maio Roxo de conscientização sobre Doenças Inflamatórias Intestinais.




Audiência Pública sobre campanha Maio Roxo para conscientização sobre DIIs

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) promove nesta sexta-feira (1º), às 10h30, uma audiência pública para debater a instituição da Campanha Maio Roxo, com o objetivo de divulgar e conscientizar a população sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs). Os senadores Flávio Arns (PSB-PR), Paulo Paim (PT-RS) e Zequinha Marinho (Podemos-PA) são os responsáveis por promover esse debate.

A proposta da campanha, idealizada pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), visa facilitar o diagnóstico das DIIs, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida para os portadores dessas enfermidades. Além disso, busca reduzir o preconceito em relação aos pacientes diagnosticados com essa condição e arrecadar recursos para pesquisas e tratamentos.

As DIIs afetam o trato gastrointestinal e podem acarretar sintomas como dor abdominal, diarreia, sangramento retal e perda de peso.

Dados da SBCP revelam um aumento no número de casos de doenças inflamatórias intestinais. No Brasil, a prevalência atingiu 100 casos para cada 100 mil habitantes no sistema público em 2020, enquanto em 2012 eram registrados 30 casos para cada 100 mil habitantes.

O senador Flávio Arns destacou a importância do Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, celebrado em 19 de maio, como parte das ações informativas promovidas pela campanha Maio Roxo, que tem como objetivo principal informar a sociedade sobre as DIIs, incluindo suas causas, sintomas e tratamentos disponíveis, e sensibilizar a população para as dificuldades enfrentadas pelos portadores dessas doenças.

Estão confirmadas as presenças da presidente da DII Brasil, Patrícia Mendes, da advogada Flávia Melo e do médico gastroenterologista Carlos Frederico Porto Alegre. Além disso, um representante do Ministério da Saúde também foi convidado para participar do debate.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários para a Ouvidoria do Senado pelo telefone 0800 061 2211 ou pelo Portal e-Cidadania, onde suas dúvidas podem ser respondidas pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado disponibiliza uma declaração de participação, que pode ser utilizada como atividade complementar em cursos universitários, por exemplo. O Portal e-Cidadania também recebe opiniões dos cidadãos sobre os projetos em andamento no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo