Diesel verde da Petrobras chega a São Paulo com redução de 60% nas emissões de gases do efeito estufa

A partir da primeira semana de março, os consumidores de São Paulo terão acesso ao Diesel R5, conhecido como “diesel verde”, fornecido pela Petrobras. Este combustível, considerado menos poluente por emitir menos gases do efeito estufa, será disponibilizado no maior mercado consumidor do país. A estatal anunciou essa novidade nesta quinta-feira (29), um passo importante para o avanço da produção de combustíveis mais sustentáveis.

O diesel verde é produzido por meio do coprocessamento de derivados de petróleo com matérias-primas de origem vegetal, como o óleo de soja. Ele contém 95% de parcela mineral e 5% de parcela renovável, o que resulta em uma redução das emissões de gases poluentes em pelo menos 60% se comparado ao diesel mineral. Além disso, a Petrobras destaca que o diesel verde pode ser utilizado nos veículos sem necessidade de adaptações, sendo um produto de alta estabilidade e isento de contaminantes.

Atualmente, a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), localizada no Paraná, já comercializa o diesel verde, com vendas consolidadas na região sul do país. Em São Paulo, a comercialização será realizada pela Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), localizada em Cubatão. Outras duas unidades da Petrobras, a Refinaria Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e a Refinaria de Paulínia, em São Paulo, estão realizando testes para a produção do Diesel R5.

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de biocombustíveis, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O diretor de Comercialização, Logística e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, destaca que a comercialização do Diesel R5 em Cubatão reforça a estratégia da companhia em produzir combustíveis mais sustentáveis, refletindo os investimentos da empresa na descarbonização e na oferta de produtos que atendam à demanda por soluções mais sustentáveis. Este é mais um passo da Petrobras em direção à transição energética e à redução das emissões de gases poluentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo