Mulheres enfrentam barreiras no acesso a recursos de campanha eleitoral, aponta debate na Câmara dos Deputados em 2024.




Artigo sobre financiamento de campanhas eleitorais

29/02/2024 – 14:29  

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Yandra Moura: deputadas tentaram fixar data limite para envio de verbas, mas não conseguiram

A demora no repasse de recursos públicos de campanha para as candidatas é uma das barreiras que as mulheres enfrentam nas eleições, segundo pesquisadores ouvidos no painel “Mulheres na política e o financiamento público de campanhas eleitorais”, promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (29). 

Pelas normas eleitorais atuais, os partidos políticos devem destinar no mínimo 30% dos recursos públicos de campanha para candidaturas femininas e as candidatas devem receber esse dinheiro até 15 de setembro. A propaganda eleitoral, no entanto, começa oficialmente em 16 de agosto. 

… (continuar o texto)

Distribuição de recursos
A advogada Blenda Lara Nascimento, que foi candidata a deputada distrital nas últimas eleições, acredita que as direções dos partidos não podem ser responsáveis por definir a distribuição dos recursos, que não chegam efetivamente, em tempo hábil, para as candidatas. Ela defende que os recursos sejam distribuídos diretamente pelo TSE para as candidatas. 

Já a conselheira Municipal da Mulher em Magé (RJ), Rosemar Soares disse às deputadas que no seu município nenhuma mulher foi eleita vereadora até hoje. As dificuldades são maiores para as mulheres negras, como ela, destacou.

 

 

Reportagem – Lara Haje
Edição – Natalia Doederlein


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo