O biodiesel, produzido a partir de fontes renováveis como óleos vegetais e gorduras animais, é uma alternativa aos combustíveis fósseis. Utilizado em veículos rodoviários de carga, como caminhões, no transporte coletivo (ônibus) e em modelos off-road, como picapes, o biodiesel contribui para a segurança energética do Brasil.
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, o aumento da mistura de biodiesel deve evitar a emissão de cinco milhões de toneladas de CO₂ e reduzir a importação de combustível fóssil. Além disso, a medida fortalece o agronegócio e a agricultura familiar, combatendo as desigualdades e respeitando as vocações regionais.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ressalta que a reformulação do Selo Biocombustível Social beneficia todos os produtores agrícolas, desde pequenos cooperados até grandes usinas produtoras de biodiesel. A mudança para o B15, prevista para 2025, implicará em uma demanda maior de matéria-prima, principalmente soja, estimada em cerca de 6 milhões de toneladas.
Além do impacto positivo na redução dos gastos com a importação de derivados fósseis, as usinas instaladas devem recuperar sua capacidade produtiva ociosa. A próxima alteração no percentual de mistura do biodiesel está prevista para 1º de março de 2025, quando o diesel passará a ter 15% de biodiesel (B15).