Inmet emite alerta de chuvas intensas e ventos fortes em diversas regiões do Brasil nas próximas 24 horas, causando riscos e recomendações.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um comunicado alarmante nesta manhã, alertando para a possibilidade de chuvas intensas e ventos fortes em diversas regiões do país nas próximas 24 horas. De acordo com as previsões do Inmet, a chuva pode atingir entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 mm/dia, acompanhada de ventos que podem alcançar velocidades entre 60 e 100 km/h.

As regiões que devem ficar em alerta incluem a Região Metropolitana de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e o Distrito Federal. O instituto ressalta que há riscos de cortes no fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A população é orientada a não se abrigar sob árvores, estacionar próximos a torres de transmissão de energia ou placas de propaganda.

Para evitar danos maiores, o Inmet recomenda desligar equipamentos eletrônicos e o quadro geral de energia das residências. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros no número 193. As áreas mais suscetíveis aos impactos das chuvas e ventos intensos abrangem diversos estados, como Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Goiás e São Paulo, além do Distrito Federal e Rio de Janeiro.

Diante da gravidade da situação, a população deve permanecer atenta e seguir as orientações dos órgãos de defesa civil para evitar possíveis danos e prejuízos. O Inmet continuará monitorando a situação e fornecendo atualizações sobre as condições meteorológicas nas áreas afetadas. É importante que todos estejam preparados e tomem as devidas precauções diante dessas adversidades climáticas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo