Governo do Ceará mobiliza população de Sobral em campanha contra a dengue em Blitz educativa neste sábado.

No último sábado, dia 2 de março de 2024, o Governo do Ceará realizou uma mobilização e blitz educativa em Sobral, com o objetivo de intensificar a luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação fez parte da adesão do estado ao movimento nacional coordenado pelo Ministério da Saúde, e contou com a participação de diversas autoridades, incluindo a vice-governadora Jade Romero e a secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho.

O governador Elmano de Freitas convocou a população cearense para se engajar no enfrentamento às arboviroses, destacando a importância de manter os cuidados redobrados, especialmente durante o período chuvoso, para manter os casos de dengue reduzidos no estado. A vice-governadora Jade Romero ressaltou que a melhor estratégia de controle dos vetores e prevenção das doenças é a eliminação dos criadouros de mosquitos, destacando a importância da colaboração entre a população, o Estado e os municípios.

Durante a blitz educativa, realizada no Centro de Sobral, foram distribuídos panfletos e realizadas atividades de conscientização com a participação de profissionais da saúde e do personagem mosquito. Além disso, uma exposição montada no Centro de Referência de Saúde exibiu amostras do ciclo de vida do Aedes aegypti, alertando sobre os criadouros mais comuns do vetor das doenças.

Atualmente, o Ceará não vive um alerta para a dengue, mas a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, afirmou que o monitoramento junto aos municípios está sendo intensificado para garantir a prevenção e intervenção precoces, caso haja um aumento nos casos. Os dados sobre as arboviroses no Ceará estão disponíveis para consulta no sistema IntegraSUS, da Sesa.

A colaboração e conscientização da população são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e prevenir as doenças que ele transmite. A mobilização realizada em Sobral foi apenas uma das muitas ações que estão sendo implementadas em diversos municípios cearenses para manter a população protegida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo