Fuga de detentos em penitenciária de segurança máxima em Campo Grande mobiliza forças de segurança em busca dos fugitivos

Na madrugada desta segunda-feira (4), dois detentos conseguiram fugir do Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, localizado em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Esta unidade, que foi inaugurada no ano de 2001, é uma penitenciária de segurança máxima administrada pelo governo do estado.

Segundo informações da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), o site oficial do órgão não foi citado, os fugitivos foram identificados como Anastácio e Martins. Outros dois presos que estavam tentando acompanhar a fuga dos detentos foram recapturados e transferidos para celas isoladas, onde enfrentarão um regime disciplinar diferenciado. O motivo da fuga ainda está sob investigação.

Assim que a fuga foi descoberta, a Agepen acionou as forças de segurança estaduais para auxiliar na busca e recaptura dos fugitivos. Anastácio foi preso por tráfico e roubo, enquanto Martins respondia por roubo e furto. A ação policial visa recolocar os detentos de volta no estabelecimento penal e garantir a segurança da população.

Em outra frente de atuação, cinco policiais penais de Mato Grosso do Sul foram enviados para Mossoró, no Rio Grande do Norte, a fim de integrar a Força Penal Nacional. O objetivo é reforçar a segurança externa da Penitenciária Federal, de onde Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento escaparam recentemente. Esta foi a primeira fuga registrada no sistema penitenciário federal desde a sua criação, em 2006.

Os policiais penais sul-mato-grossenses foram designados para uma missão inicial de 60 dias, podendo ser prorrogada conforme a necessidade. Caso haja a ampliação do período, novos profissionais do estado serão enviados para ajudar na operação. A ação visa manter a ordem e a segurança no sistema penitenciário e prevenir futuras fugas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo