Comissão de Direitos Humanos aprova realização de audiência pública para lançamento da Missão Josué de Castro – Brasil no combate à fome.





Missão Josué de Castro – Brasil no combate à fome

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (6), o requerimento do presidente do colegiado, senador Paulo Paim (PT-RS), para a realização de uma audiência pública. O objetivo é apresentar o lançamento da Missão Josué de Castro, que visa combater a fome no Brasil.

O projeto da missão foi anunciado por movimentos sociais durante a 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar, realizada em Brasília em dezembro de 2023. A proposta é alimentar 5 milhões de pessoas através de sistemas alimentares baseados em agricultura familiar, camponesa, agroecológica e solidária, além do estabelecimento de circuitos curtos de abastecimento. A data da audiência ainda será divulgada.

Josué de Castro, que nasceu em Recife em 1908 e faleceu em 1973, é reconhecido mundialmente por sua luta contra a fome. Além de médico, escritor, geógrafo, cientista social e político, ele também foi embaixador junto à ONU. Uma de suas obras mais famosas é “Geografia da Fome: A Fome no Brasil”, publicada em 1946, que apresenta um retrato impactante da situação da fome no país e suas causas profundas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo