Oficina do Previna capacita gestores e educadores para combate a incêndios florestais no Ceará

No último dia 4 de março, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) promoveu uma oficina sobre combate a incêndios florestais no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia. A atividade, realizada no âmbito do Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate a Incêndios Florestais (Previna), teve como objetivo capacitar gestores de Unidades de Conservação (UCs) estaduais, educadores ambientais e colaboradores das Coordenadorias de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas) e a de Biodiversidade (Cobio) da Sema.

A capacitação foi conduzida pela gestora ambiental e brigadista florestal Camila Maria Souza dos Santos, responsável pelas UCs estaduais Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Curu e da APA das Dunas de Paracuru. O treinamento contou com uma parte teórica pela manhã e uma prática à tarde, sob a supervisão da coordenadora do Previna, Carollyne Matos, e dos brigadistas Josimar Bezerra de Morais, Antônio Cícero da Silva Santos, Mauro Mariano do Nascimento e Francisco Alexandre de Souza Faustino.

Essa ação ocorreu em conjunto com a Festa Anual das Árvores, evento promovido pela SEMA, que neste ano tem como tema central a “Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais”. Desde 2004, a Sema coordena o Previna, que tem como principal objetivo subsidiar o governo na formulação de políticas públicas de promoção e desenvolvimento de ações para prevenir e combater incêndios florestais no estado.

O programa conta com a colaboração de diversos parceiros, incluindo o Corpo de Bombeiros do Ceará, Ibama, Defesa Civil e BPMA. A importância de capacitar os profissionais e educadores ambientais para lidar com situações de incêndios florestais é fundamental para a preservação do meio ambiente e da biodiversidade local. Ações de conscientização e preparo podem fazer a diferença na proteção das áreas naturais e na prevenção de desastres ambientais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo